COMPARTILHE

No Dia Mundial do Ambiente, permito-me partilhar com os meus amigos e concidadãos as preocupações que sinto quanto a este tema. Até porque, infelizmente, em Paços de Ferreira, não temos muitos motivos para celebrar.

O crime ambiental em Arreigada

A nossa estação de tratamento de águas residuais de Arreigada é um verdadeiro crime ambiental que envergonha o nosso concelho, milhões que desapareceram sem resultados.

Não há nenhum plano hidrográfico em andamento e todos nós conhecemos os desafios que temos pela frente em termos de recursos hídricos. Estamos a enfrentar o segundo ano consecutivo de seca em Portugal, mas os responsáveis pelo nosso concelho continuam sem tomar qualquer medida.

Em 2022, os vereadores do PSD alertaram para a situação e apresentaram propostas, incluindo a criação de pequenas bacias de retenção de água nas margens dos rios.

Não vemos quaisquer projetos, políticas ou metas ambientais em curso. Cidades e freguesias não possuem pontos de carregamento para veículos elétricos. Nem mesmo nos espaços públicos, como estacionamentos municipais e escolares frequentados por centenas de professores, há preocupação e promoção no uso de veículos elétricos.

Ao nível da eficiência energética a incapacidade em promover a instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios públicos e instituições é o que constatamos. Em Paços de Ferreira, não há uma visão para candidaturas conjuntas.

Este bloqueio ideológico está a atrasar o nosso concelho nos objetivos de descarbonização e de sustentabilidade, aos quais todos devemos estar verdadeiramente envolvidos.

Lamentavelmente, mas um concelho sem políticas ambientais é um concelho sem futuro! Refletir sobre o nosso impacto no planeta e encontrar formas de agir de maneira mais responsável e sustentável. Cuidar hoje do ambiente é cuidar do nosso futuro e das próximas gerações.

Por Alexandre Costa

——————————————————–

pacoslook.pt o poder dos factos

NB: Título: Câmara em crime ambiental, da autoria de pacoslook.pt