COMPARTILHE
Falo da censura da russofobia, mas alhos não se juntam com bugalhos. Decretar bloqueios comerciais à Rússia tudo bem, censurar artistas russos, tudo mal. Neste caso o Tolstói (1828 – 1910), que mantinha correspondência com Gandhi, sendo seu grande conselheiro quanto à resistência pacífica. Bem conhecido pelos seus romances Guerra e Paz (1869) e Anna Karenina (1877).
Nasceu numa família nobre e prestigiada da Rússia, mas depois de cumprir serviço militar tornou-se um fervoroso anarquista pacífico e cristão. Quanto ao Estado, escreveu:
“A verdade é que o Estado é uma conspiração desenhada não somente para explorar, mas acima de tudo para corromper os seus cidadãos/…/ de agora em diante, eu jamais servirei a governo algum e em todo o lugar”.
Foi ele que sugeriu a Gandhi o conceito da não-violência. Numa viagem à Europa foi influenciado por Victor Hugo. Muito marcado pela filosofia de Schopenhauer, aquele que achava que era “o mais genial dos homens/…/ não posso compreender como o seu nome pôde permanecer desconhecido”. Como anarquista que era, afirmava: “Os anarquistas estão certos em tudo, na negação da ordem existente e na afirmação de que, sem autoridade, não poderia haver pior violência do que as impostas pelas autoridades actuais”.
No entanto, dizia que os anarquistas estão enganados se pensam que os seus ideais podem ser impostos por alguma revolução. E daí talvez possam, mas apenas por uma revolução permanente, mudando a forma de pensar dos submetidos aos Estados que corrompem os cidadãos.
Tolstoi faleceu em 1910, aos 82 anos de idade, numa estação de comboios em Astapovo. Isto porque quando estava deitado na sua cama, para morrer, decidiu fugir para morrer em qualquer lado, já que na sua cama mimada, qualquer nobre falecia. Passou as suas últimas horas de vida a pregar o amor e a não-violência aos passageiros do comboio.
Obs. Tudo isto foi escrito ao som de Rachmaninoff, pianista russo nascido em 1873, falecido nos EUA em 1943. Dar um tiro nos cornos do Putin tudo bem. Censurar Tolstoi, Rachamaninoff e outros assim é que não. Alhos não se juntam com bugalhos.
Por Leonor Fernandes